quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Lição da Sagrada Família





Nunca tinha pensado na Sagrada Família como uma catequese exemplar.

Observando atentamente os três personagens desta família podemos tirar grandes exemplos para nossa vida.



Falemos primeiro de José, chefe da família.

Embora seja considerado o pai adotivo de Jesus, não podemos descartar a importancia de José na vida humana de Jesus.

José é um exemplo de trabalho, era carpinteiro. Com certeza fazia um trabalho de qualidade e se dedicava a ele com amor. Com certeza oferecia este trabalho à Deus.
José é exemplo de justiça. Quando sabe que Maria está grávida, de modo a não difama-la, pensa em abandoná-la secretamente.

Em sonho é revelado a ele a verdade: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, por que o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; por que ele salvará o seu povo dos seus pecados. (Mt 2, 20-21)

José confia e segue a orientação que lhe foi dada. Cumpre a missão de pai, ensinando seu ofício a Jesus e o educando.

Maria, exemplo do silêncio. Quanta dor sentiu Maria. Já falei anteriormente em "O Cristão e a Dor" sobre Maria, mas vamos recordar só algumas coisas. A dor de saber o que o filho vai sofrer, a dor de não saber onde está o filho. Maria educa Jesus, cuida. Se não fosse o seu sim, o plano de salvação não teria se cumprido, pelo menos não do mesmo modo.
O Magnificat é uma oração linda na qual Maria exalta o criador por suas maravilhas. Um exemplo perfeito de "Em tudo dai graças"!

Jesus, nosso maior exemplo!

Exemplo de obediência. Cumpriu a missão que lhe foi dada sem questionar, apenas cumpriu aquilo que Deus havia planejado.
Nas bodas de Canaa, mesmo não tendo chegado sua hora, em obediência à sua mãe, faz o milagre de transformar a água em vinho.
Jesus orava constantemente, se retirava, fazia desertos. Para fortalecer o espírito.
Exemplo de obediência, caridade, oração, trabalho e muitos outros que não caberiam aqui.

Quero finalizar escrevendo a oração à Sagrada Família para que sempre meditemos nesta grande catequese:

Sagrada Família

Sagrada Família, Jesus, Maria e José, nós vos agradecemos pela convivência exemplar que tivestes no cumprimento da vontade do Pai. Que em nossos lares floresçam as virtudes que animaram o vosso lar em Nazaré: caridade, humildade, diálogo, compreensão e ternura. Intercedei por todas as famílias que hoje passam por grandes dificuldades e crises. Queremos também pedir a graça de sempre colaborar com a nossa vida e testemunho, para que todas as famílias descubram os caminhos do amor, da compreensão, do diálogo sincero e da paz. Jesus, Maria e José, rogai a Deus por todas as famílias. Amém.[1]

[1] Equipe do Ache Oração - http://www.acheoracao.com.br/oracoes/1114.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário