domingo, 4 de abril de 2010

A Mensagem de Páscoa

Ei, ninguém me comprou um ovo de páscoa?
Pessoal, vamos fazer aqui o nosso amigo oculto de páscoa!
Puxa vida, esqueci de comprar os chocolates!
Minha namorada vai adorar este ovo de chocolate tamanho 24!

No tempo de páscoa, costumamos escutar essas frases soltas por aí. O que importa é o chocolate, o amigo oculto, uma pequena festa para as crianças.

Assim como o natal tornou-se uma data comercial para muitos, a páscoa vai tomando o mesmo valor. Até mesmo entre os não cristãos, comemora-se a páscoa, seja na troca de chocolates ou na mera felicitação.

A felicitação de páscoa não deve ser, para nós cristãos, uma mera felicitação.

Cristo ressuscitou verdadeiramente, venceu a morte aleluia!

É algo tão grandioso, que neste dia, volta-se a cantar o Glória na Santa Missa.

O salmo do dia de hoje, salmo 117 nos diz no versículo 24: Este é o dia da vitória de Deus, o Senhor; que seja para nós um dia de felicidade e de alegria.

A 2ª leitura, a carta de São Paulo aos Colossenses 3;1-4 vai falar: Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Por que vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. Cristo é a verdadeira vida de vocês,e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória.

Ressuscitamos com Cristo e este é motivo de grande alegria. Morremos para o pecado, para a vida velha. Perecemos com Adão, o homem velho e,ressuscitamos com Cristo, o homem novo.

Participamos do tríduo pascal: A Ceia do Senhor, Sua Paixão e a vigília do sábado santo, chamada de missa ou benção do fogo. Vigilantes esperamos pela alvorada para celebrar este grande dia.

Ó noite verdadeiramente bendita, única a saber o tempo e a hora em que Cristo ressuscitou dos mortos!(retirado da mensagem de páscoa do missal quotidiano romano, na vigília pascal)

Esta noite, se tranforma no grande dia de hoje, o dia da ressureição, o dia de glória! O dia em que Cristo vence a morte!

Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou. (Lc 24, 5-6)

Que busquemos verdadeiramente o Cristo ressuscitado, vida nova para todos os cristãos. Que Maria santíssima, que se torna a mãe de todos os homens ao pé da cruz,ao ser entregue ao discípulo amado, seja para nós exemplo de perseverança, silêncio e esperança.

Christus Vincit, Christus Regnat, Christus Imperat!!!

Um comentário:

  1. Christus Vincit, Christus Regnat, Christus Imperat!!! Essa é a grande mensagem da Páscoa! Χριστός ἀνέστη! Ἀληθώς ἀνέστη! é o cumprimento de Páscoa no Oriente.

    ResponderExcluir