quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Lição da Sagrada Família





Nunca tinha pensado na Sagrada Família como uma catequese exemplar.

Observando atentamente os três personagens desta família podemos tirar grandes exemplos para nossa vida.



Falemos primeiro de José, chefe da família.

Embora seja considerado o pai adotivo de Jesus, não podemos descartar a importancia de José na vida humana de Jesus.

José é um exemplo de trabalho, era carpinteiro. Com certeza fazia um trabalho de qualidade e se dedicava a ele com amor. Com certeza oferecia este trabalho à Deus.
José é exemplo de justiça. Quando sabe que Maria está grávida, de modo a não difama-la, pensa em abandoná-la secretamente.

Em sonho é revelado a ele a verdade: José, filho de Davi, não temas receber a Maria tua mulher, por que o que nela está gerado é do Espírito Santo; E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; por que ele salvará o seu povo dos seus pecados. (Mt 2, 20-21)

José confia e segue a orientação que lhe foi dada. Cumpre a missão de pai, ensinando seu ofício a Jesus e o educando.

Maria, exemplo do silêncio. Quanta dor sentiu Maria. Já falei anteriormente em "O Cristão e a Dor" sobre Maria, mas vamos recordar só algumas coisas. A dor de saber o que o filho vai sofrer, a dor de não saber onde está o filho. Maria educa Jesus, cuida. Se não fosse o seu sim, o plano de salvação não teria se cumprido, pelo menos não do mesmo modo.
O Magnificat é uma oração linda na qual Maria exalta o criador por suas maravilhas. Um exemplo perfeito de "Em tudo dai graças"!

Jesus, nosso maior exemplo!

Exemplo de obediência. Cumpriu a missão que lhe foi dada sem questionar, apenas cumpriu aquilo que Deus havia planejado.
Nas bodas de Canaa, mesmo não tendo chegado sua hora, em obediência à sua mãe, faz o milagre de transformar a água em vinho.
Jesus orava constantemente, se retirava, fazia desertos. Para fortalecer o espírito.
Exemplo de obediência, caridade, oração, trabalho e muitos outros que não caberiam aqui.

Quero finalizar escrevendo a oração à Sagrada Família para que sempre meditemos nesta grande catequese:

Sagrada Família

Sagrada Família, Jesus, Maria e José, nós vos agradecemos pela convivência exemplar que tivestes no cumprimento da vontade do Pai. Que em nossos lares floresçam as virtudes que animaram o vosso lar em Nazaré: caridade, humildade, diálogo, compreensão e ternura. Intercedei por todas as famílias que hoje passam por grandes dificuldades e crises. Queremos também pedir a graça de sempre colaborar com a nossa vida e testemunho, para que todas as famílias descubram os caminhos do amor, da compreensão, do diálogo sincero e da paz. Jesus, Maria e José, rogai a Deus por todas as famílias. Amém.[1]

[1] Equipe do Ache Oração - http://www.acheoracao.com.br/oracoes/1114.html

terça-feira, 13 de abril de 2010

O Cristão e a Dor



As chuvas que atingiram o nosso Estado nos ultimos dias trouxe consequencias catastróficas. Quedas de barreira, casas desmoronando, enchentes e muitas mortes.

Diante deste cenário surge a seguinte questão: - Onde estava Deus quando aconteceu tudo isto?

Eu responderia esta questão da seguinte forma: - No mesmo lugar que estava quando Jesus foi crucificado!




Muitas vezes a dor nos chega de forma inesperada e não sabemos aproveitar a dor.

Deus tira do caos e da dor algo bom para nós.

Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-me (Lc 9, 23).

Jesus não prometeu que seria fácil segui-lo. Ele diz: Tome sua cruz!

Jesus morreu crucificado e venceu a morte. Como nós, seguidores de Cristo, que devemos tê-lo como exemplo, fugiríamos da cruz?

A dor, assim como a cruz, deve significar para nós caminho para vitória. A dor nos lapida, somos forjados e transformados em criaturar melhores,mais fortes, mais perfeitas, mais conformes com Cristo.

Não esqueças que a dor é a pedra de toque do amor (Caminho ,439)*

A virgem Maria foi um grande exemplo de quem recebe a dor com amor.
Quando leva Jesus menino para ser apresentado no templo, eis a notícia que recebe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocarácontradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma. (Lc 2, 34-35)

Uma dor muito grande para uma mãe! Saber desde cedo o que o filho sofreria e, aos pés da cruz, manter-se silenciosa quando o vê sendo crucificado.

Mas, Jesus ressuscita, vencendo a morte!

Assim como nós, depois de passar uma grande dor, nos tornamos vitoriosos!

Bendita seja a dor. Amada seja a dor. Santificada seja a dor. Glorificada seja a dor (Caminho, 208)*

Que como Jesus vencendo a morte deu-nos a vida, possamos superar as dores e aceitá-la de bom grado.

Que Maria santíssima seja sempre um exemplo para suportarmos silenciosamente as dores que nos são dadas.

* Escriva, Josemaria - Caminho

domingo, 4 de abril de 2010

A Mensagem de Páscoa

Ei, ninguém me comprou um ovo de páscoa?
Pessoal, vamos fazer aqui o nosso amigo oculto de páscoa!
Puxa vida, esqueci de comprar os chocolates!
Minha namorada vai adorar este ovo de chocolate tamanho 24!

No tempo de páscoa, costumamos escutar essas frases soltas por aí. O que importa é o chocolate, o amigo oculto, uma pequena festa para as crianças.

Assim como o natal tornou-se uma data comercial para muitos, a páscoa vai tomando o mesmo valor. Até mesmo entre os não cristãos, comemora-se a páscoa, seja na troca de chocolates ou na mera felicitação.

A felicitação de páscoa não deve ser, para nós cristãos, uma mera felicitação.

Cristo ressuscitou verdadeiramente, venceu a morte aleluia!

É algo tão grandioso, que neste dia, volta-se a cantar o Glória na Santa Missa.

O salmo do dia de hoje, salmo 117 nos diz no versículo 24: Este é o dia da vitória de Deus, o Senhor; que seja para nós um dia de felicidade e de alegria.

A 2ª leitura, a carta de São Paulo aos Colossenses 3;1-4 vai falar: Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Por que vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. Cristo é a verdadeira vida de vocês,e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória.

Ressuscitamos com Cristo e este é motivo de grande alegria. Morremos para o pecado, para a vida velha. Perecemos com Adão, o homem velho e,ressuscitamos com Cristo, o homem novo.

Participamos do tríduo pascal: A Ceia do Senhor, Sua Paixão e a vigília do sábado santo, chamada de missa ou benção do fogo. Vigilantes esperamos pela alvorada para celebrar este grande dia.

Ó noite verdadeiramente bendita, única a saber o tempo e a hora em que Cristo ressuscitou dos mortos!(retirado da mensagem de páscoa do missal quotidiano romano, na vigília pascal)

Esta noite, se tranforma no grande dia de hoje, o dia da ressureição, o dia de glória! O dia em que Cristo vence a morte!

Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou. (Lc 24, 5-6)

Que busquemos verdadeiramente o Cristo ressuscitado, vida nova para todos os cristãos. Que Maria santíssima, que se torna a mãe de todos os homens ao pé da cruz,ao ser entregue ao discípulo amado, seja para nós exemplo de perseverança, silêncio e esperança.

Christus Vincit, Christus Regnat, Christus Imperat!!!