segunda-feira, 20 de março de 2017

São José - Patrono da Igreja Universal e Protetor da Família

Ontem foi dia de São José, pai adotivo de Jesus, guardião da família e patrono da igreja universal. Por ser domingo da quaresma a celebração litúrgica foi transferida para hoje (20/03).

Cresci vendo minha mãe indo à Matriz do Carmo, dirigindo-se ao altar lateral onde há, ainda hoje, uma imagem de São José. Deixava flores à ele.

Sempre que conversava com minha mãe sobre algo que precisava e posteriormente contava à ela que havia conseguido ouvia ela dizer: Graças à Deus...pedi tanto a intercessão de São José.

Mesmo sendo beneficiado tantas vezes pela intercessão do pai adotivo de Jesus, nunca tinha feito sua oração ou recorrido à ele.

Tempos mais tarde, quando passei à frequentar o Centro Universitário da Tijuca, na oração de preparação para meditação que fazemos, se diz: "São José, meu pai e senhor..."[1] Desde então, comecei a refletir sobre a paternidade de José.

Se considerarmos que, Jesus é filho de Deus e todos nós somos irmãos, por que não ter José, pai adotivo de Jesus, como pai adotivo nosso também?

Se você tiver oportunidade, visite a Basílica de Santa Terezinha do Menino Jesus, na Tijuca, no Rio de Janeiro. Lá há uma belíssima imagem de São José, que sempre me encantou: o menino Jesus, no colo de José, brinca com sua barba! Sempre que vejo esta imagem, me coloco no colo de José.

São José na bíblia é citado como homem justo (Mt 1, 19).

Justo, que age conforme a razão e com justiça. Por isso, José pensa em fugir em silêncio, sem difamar Maria. Não sabia o que acontecia mas confia em Deus, que em sonho revela à ele a verdade. (cf. Mt 1, 20s)

José então recebe Maria por esposa e a responsabilidade de cuidar da virgem e de Jesus.

José recebe o título de Patrono da Igreja Universal e protetor da família.

Peçamos insistentemente a proteção de São José para nossa família, nos colocando como filhos adotivos de José, fazendo a oração dedicada à ele:

"Ó Deus, que com inefável providência Vos dignastes eleger São José esposo de vossa Santíssima Mãe, fazei que mereçamos ter no céu a intercessão daquele que veneramos na terra. Vós
que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém." [2]

P.S.: São José possui duas datas comemorativas, o dia 19 de março, no qual o celebramos como Esposo de Maria e Patrono da Igreja e o dia 1º de maio, o qual o celebramos como operário, afinal, ele era carpinteiro. Com a graça de Deus, escreverei sobre ele na data desta comemoração. Aguardem.

[1] Oração para antes e depois da meditação - Seleta de orações, pg. 18.
[2] Oração à São José - Seleta de orações, pg. 182.



Nenhum comentário:

Postar um comentário