segunda-feira, 8 de março de 2010

A Grandeza do Trabalho

Muitos acham que o trabalho é castigo. Deus quando colocou o homem no mundo o colocou Ut Operaretur, ou seja, para trabalhar.

O nosso trabalho deve ser ocasião de evangelizar e glorificar à Deus. A grandeza do trabalho consiste em enxergá-lo como uma oferta à Deus, logo, como farás este trabalho?

Já em Genese lemos sobre as ofertas de Caim e Abel. Abel oferecia à Deus as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho.[1]

Em outro trecho falará sobre honrarmos Deus com as primícias.[2]

Ou seja, não podemos fazer um trabalho marretado, de qualquer jeito. Devemos oferecer à Deus um trabalho de qualidade, bem feito e bem acabado.

Muitos se questionam por que alguns profissionais tem um prestígio maior que eles e, quando reflito sobre isso só me vem uma resposta: O que tem maior prestígio, santifica o trabalho!
Mesmo os ateus, inconscientementes, santificam o trabalho. Tratam de fazer um trabalho de qualidade, com perfeição, sem marretar, terminam o que começaram, fazem tudo o que se propõem a fazer, tem planejamento, são disciplinados no horário. Mesmo que ofertem este trabalho ao seu patrão e não à Deus.

Martin Valverde, um grande músico e pregador católico diz: - Se quiser ter sucesso, busque a fama, se quiser ter graça, busque a eternidade.

Assim devemos ser no nosso trabalho. Em todo momento encontrar à Deus e oferecer à Deus as nossas Obras. Santificar o trabalho, santificar com o trabalho e santificar-se no trabalho.

Diante de Deus, nenhuma ocupação é em si mesma grande ou pequena. Tudo adquire o valor do Amor com que se realiza. [3]

Que Deus nos ilume sempre para que, com sua graça, possamos oferecer um trabalho que lhe seja agradável.

[1] Ge 4, 4
[2] Prov 3, 9
[3] São Josemaria Escriva - Sulco, 487

Nenhum comentário:

Postar um comentário