sábado, 13 de março de 2010

A importância do Não

Vejo muitas pessoas deixando a vida correr, não tomando decisões por elas mesmas, sempre dizendo sim a tudo. O perigo disso? tornar-se dependente, sujeito aos outros e não tornar-se protagonista da sua própria história. A cada dia precisamos tomar decisões, algumas fáceis outras difíceis mas, sempre teremos que decidir entre um sim ou um não.
Lembro-me do filme: "Sim, Senhor" no qual o personagem fez um acordo e dizia Sim à tudo. Aconteceram muitas coisas boas na vida dele, no entanto ele não tinha critérios para decidir entre o sim ou o não. As consequencias de certa forma foram um pouco desastrosas, no que tange os valores morais.
Muitos pais, achando estarem fazendo o bem, nunca recusam nada ao filho. Garanto que quando este se tornar homem, não saberá que o mundo as vezes diz não, e poderá frustrar-se e isso será gravíssimo.
Certa vez recebi um manual sobre como fabricar um delinquente e este era o primeiro item:
1- Comece na infância ao dar a seu filho tudo que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar o que desejar.[1]

Os adolescentes(aborrecentes) muitas vezes não compreendem o não dos pais nem as exigencias que os pais fazem. Quero dar a estes o seguinte conselho:"Os pais já passaram pelo que vocês estão passando e tem mais experiência, confiem neles!"

Minha mãe nunca deu nada a mim ou ao meu irmão só por que pedimos. Tinhamos que cumprir etapas e esperar. Nada era quando pedíamos e sim, quando ela tinha condição de nos dar. Com isso, aprendemos a valorizar o tempo e o dinheiro.

Quero falar também do fato de devermos obediência. Quando falamos em dever obediência, não pode ser uma obediência sem critério. Devemos refletir: Fere minha dignidade, é imoral, prejudica o próximo ou ofende à Deus? Se a resposta para essas perguntas for sim, de certo que não devemos obedecer.

Um grande fator que as vezes nos impede de dizer não é o medo. Não devemos ter medo, devemos ter coragem de enfrentar aquilo que sabemos que é errado e agir. "Eu não te dei um espírito de medo!"[2]

Acostuma-te a dizer que não.[3]

Que Deus nos ilumine sempre para, sempre que necessário, não temermos dar o não como resposta.

acessado em 13/03/2010.
[2] II. Timóteo 1:7
[3] Escrivá, Josemaria - Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário