sexta-feira, 5 de março de 2010

O Pecado


Muitas vezes nos perguntamos o que seria pecado. As atitudes que tomamos que muitas vezes passam despercebidas e podem magoar o coração do irmão, pode sim ser um pecado. Se quisermos evitar o pecado, devemos observar os mandamentos. Gosto do grande resumo que Jesus fez dos mandamentos: Amar à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo. No princípio da ética falamos: Fazei o bem e evitai o mal.
Assim deve ser nossa luta contra o pecado. O pecado nada mais é que um afastar-se de Deus.

Pecar é recusar a Deus nossa obediência, o nosso amor.

Amar a Deus não é dar saltos de alegria cada vez que escuta o seu nome mas, fazer o que Ele nos pede.[1]

Assim devemos pensar nos nossos atos. Esta atitude que estou tomando agrada ou desagrada à Deus? Devemos lembrar sempre que Deus é o maior ofendido com o nosso pecado.
Pensemos também nos pecados veniais e nos pecados mortais. Esses pecados veniais ou pecados leves como alguns conhecem, também nos afastam de Deus. O fato é que estamos um pouco "anestesiados" e as vezes confessamos esses pecados apenas por confessar, sem termos tido de fato uma contrição, um real arrependimento.
Não devemos ter medo dos nossos pecados mortais mas dos pecadinhos de estimação que aos poucos nos afastam de Deus.

Que pena me dás enquanto não sentires dor dos teus pecados veniais! - Porque, até então, não terás começado a ter verdadeira vida interior.[2]

Os pecados graves, costumeiramente o reconhecemos com mais facilidade. Devemos ter em mente só um fato: Quem costumeiramente faz o bem, percebe quando faz o mal mas, quem costumeiramente faz o mal não percebe o mal que está fazendo.
Sejam veniais ou mortais(graves), devemos sempre recorrer ao sacramento da reconciliação com o sacerdote e não nos desesperarmos da misericórdia divina.
Alguns dirão: - Eu, me ajoelhar diante de um homem igual a mim para me confessar??? Eu responderei: - Que bom que é um homem igual à ti, pecador como ti e que conhece suas limitações. Ele não pode te julgar nem condenar por que erra tanto quanto a ti. Mas, transmite a misericórdia de Deus através do sacramento da confissão. Para os que relutam contra a autoridade sacerdotal para este sacramento usarei o evangelho: "Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes:"Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos."[3]

Pela tradição apostólica, o poder foi conferido aos discípulos e é trazido até os nossos dias sendo o poder conferido aos sacerdotes.

O perdão é fruto do arrependimento.

"Aquele que estiver com o olfato da alma em boas condições perceberá como fedem os seus pecados."[4]

Roguemos à Deus para que sempre tenhamos a graça da confissão sacerdotal e que nunca nos desesperemos da sua misericórdia.

[1] Trese, J. Leo - A Fé Explicada
[2] Escrivá, Josemaria - Caminho
[3] Jo 20;22-23
[4] Santo Agostinho - Comentários sobre o salmo 37

Nenhum comentário:

Postar um comentário