terça-feira, 2 de março de 2010

A Vocação Sacerdotal

Tenho pensado sobre o sacerdócio, mas não consigo imaginar não ter relações sexuais pelo menos uma vez na minha vida. Deus entenderia se eu tivesse só uma vez por questão de experiência?

Sete séculos atrás, um jovem chamado Thomas de Aquino sentia um chamado do Senhor para juntar-se a ordem Dominicana. No entanto, sua família tinha outros planos. Então, eles contrataram uma prostituta para seduzi-lo. Quando ela tentou tirá-lo de sua vocação, ele a colocou para fora do quarto usando brasas quentes. Imagine se este grande santo, que conhecemos como "O Doutor Angélico da Igreja", tivesse sucumbido ao seu convite.

Da mesma maneira que um homem que está planejando se casar e se tornar um pai começa a reavaliar sua vida em função das responsabilidades e expectativas da paternidade, um jovem que pensa sobre o sacerdócio ou vida religiosa deve estar pensando em viver sob as expectativas de Deus e não se deixar levar pelas expectativas do mundo.

Além das conseqüências espirituais do sexo, você também tem que considerar o fato de que um ato sexual pode trazer uma criança ao mundo. Que tipo de pai que você quer ser? Um espiritual, ou um biológico? Seja qual for a sua opção, entregue-se inteiramente a esse chamado. Por outro lado, qual a consequencia emocional que isso vai levar a você e a mulher? Você estaria usando-a, como você disse, "por questão de experiência." Isto não é maneira de preparar-se para se tornar uma imagem de Cristo no sacerdócio.

Como você percebe, escolher a vida pura é exigente. Jesus exige que todos os seus seguidores estejam prontos a fazer sacrifícios: "Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o reino de Deus" (Lucas 9:62). Persevere para Cristo. "Meu filho, apega-te ao teu dever, ocupe-se dele, envelhece fazendo sua tarefa. Não admire como vivem os pecadores, mas confia no Senhor e espera a sua luz "(Sir. 11:20-21, NAB).

Não cometa o erro de pensar sobre o celibato, em termos negativos. Se você se tornar um padre ou religioso, então o dom de sua sexualidade não está sendo desperdiçado. Em vez disso, você está sendo oferecido como um sacrifício vivo a Deus, para o bem da Igreja. Para dar a sua virgindade para outra seria como um noivo perder a virgindade com uma desconhecida na noite antes de seu casamento. Faça esse sacrifício, como um noivo aguarda a sua noiva. Como disse o Papa João Paulo II, os jovens "sabem que sua vida tem sentido na medida em que torna-se um dom gratuito para os outros." [1]. Se o Senhor te chamou para si mesmo, então você é dEle. Como São Francisco, uma vez disse aos seus irmãos, "Não segure nada de vós para vós, para que aquele que se doou totalmente a você possa recebê-lo totalmente." [2]

Como recompensa por uma doação tão generosa de si mesmo, Cristo promete: "Não há ninguém que tenha deixado casa ou irmãos ou irmãs, ou pai ou mãe, filhos ou campos por minha causa e pelo evangelho, que não receberá cem vezes mais Agora, neste tempo, casas, irmãos e irmãs, mães, filhos e terras, com perseguições e no mundo vindouro a vida eterna "(Marcos 10:29-30).

Além disso, lembre-se que a união em uma só carne de um marido e mulher é apenas um sinal que aponta para uma realidade eterna: que todos serão unidos a Deus no céu.
O celibato dos padres católicos em todo o mundo é um testemunho constante para a humanidade que existe uma realidade maior do que o cotidiano e os prazeres da terra. Ao desistir do ato conjugal nesta vida, você está basicamente dizendo a Deus que você está ignorando o sinal e começando a abraçar a realidade da união total com Deus.

__________________________
[1]. Pope John Paul II, Cruzando o Limiar da Esperança (Nova York: Alfred A. Knopf, Inc., 1994), 121.
[2]. "Uma Carta para toda a Ordem", 29 de Regis J. Armstrong e C. Ignatius Brady, trad. Francisco e Clara: The Complete Works (Nova York: Paulist Press, 1982), 58.

Fonte: http://www.chastity.com/chastity-qa/vocations/if-youre-going-become-priest-it-okay-j
acessado em 02/03/2010.
Tradução: Deyvid Lima
N.T: A tradução dos trechos bíblicos foi feita de acordo com a New American Bible e com a Bíblia Ave Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário